Calibragem dos Pneus

Calibrar os pneus corretamente otimiza o comportamento dinâmico do veiculo, melhorando a aderência na pista, possibilitando frenagens mais eficientes, curvas mais seguras, maior conforto ao rodar, alem de economizar combustível e perincipalmente o próprio pneu. Com a calibragem correta também diminuímos as chances de furar, cortar ou formar bolhas nos pneus.

Devemos calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias, ou aproveite para verificar a pressão sempre que abastecer o veiculo. E procure calibrar quando estiverem frios, ou seja, com o veículo parado a pelo menos 1 hora ou tendo rodado no máximo 3 km de distancia e com velocidade reduzida. Se os pneus estiverem quentes a pressão do ar aumenta e isso engana o calibrador. E para garantirmos total eficiencia, os pneus devem ser calibrados sempre respeitando a especificação de pressão da montadora do seu veiculo. A informação correta encontramos no manual do veiculo ou, em etiquetas fixadas na coluna da porta do motorista, na própria porta do motorista ou, no lado interno da tampa de abastecimento de combustível.

E nunca esqueça de verificar também a pressão do estepe e mantenha sempre as válvulas com as tampinhas, estas tem uma função importante de proteger o bico contra a poeira e lama, que acabam danificando o núcleo causando perda silenciosa de pressão. Isso ocorre principalmente ao calibrar os pneus quando os bicos estão sujos, os resíduos acabam entrando, obstruindo e danificando o mecanismo da válvula.